sábado, 26 de março de 2011

Longe vão os tempos em que a gravidez

Longe vão os tempos em que a gravidez era apercebida como o aumento do volume abdominal e do peso da grávida ! Somente por volta das 20 semanas se começava a perceber um ou outro movimento fetal, mas só após o parto  se tinha realmente a percepção de um novo ser na vida familiar. Felizmente hoje em dia a gravidez é vivida pelo casal de uma forma muito diferente, fruto da divulgaçao dos conhecimentos e da evolução da tecnologia.
 O bebe existe desde a concepçao , podemos acompanhar o desenvolvimento fetal a cada semana de gestação. A ecografia é como um pequeno ecra que nos permite invadir o espaço privado do feto e assistirmos em directo á sua actividade e caracteristicas.
 Existem duvidas comuns durante o 1º mês de gravidez, vou deixar algumas dicas:

* alguns cuidados a ter: Deve evitar o contacto com certos produtos de limpeza durante a gravidez pois podem provocar asma ao bebe ou ainda outras complicações. Opte por produtos de limpeza naturais como o limão ou vinagre ou produtos ecologicos, evite meter gasolina, fumar, beber alcol, ou inalar ambientadores.

* Sangrar no inicio da gravidez:
Nao se assuste se sangrar no inicio da gravidez, não quer dizer necessariamente que irá abortar, isso acontece em 20% dos casos.

* quando me devo preocupar com as dores:
É normal ficarmos preocupadas quando surge alguma dor no inicio, mas só existe razão para se preocupar se a dor for muito forte e não desaparecer e for acompanhada de perda de sangue, pode ser sinal de gravidez ectopica. Se sentir uma dor constante semelhante áquela que sente na menstruação, nesse caso deve ir ao médico o mais rápido possivel já que pode ser sinal de aborto.

Sem comentários:

Enviar um comentário